A mídia para alguns pode ser considerada livre, considerando o ponto de vista, de que não existe mais a censura dos tempos de ditadura, no Brasil. Mas se considerarmos o fato de que os principais patrocinadores da mídia são as grandes corporações, e de que a grande maioria do conteúdo existente nela tenha o intuito de vender algo, podemos não considerá-la livre. Pois seria ela livre, se é utilizada para se conquistar poder, para manipular e influenciar as pessoas? A mídia não é livre no aspecto de que seu conteúdo é controlado, seu interesse é transmitir algo que faça vender mais, que manipule a população
Com certeza não podemos generalizar, pois podemos encontrar na mídia programas respeitáveis, informações sérias, e conteúdos que trazem algo a acrescentar em nossas vidas, porém, temos que ter um “filtro” para que possamos identificar o que é verdade e sério, dentro dela. Infelizmente nem todos tem essa capacidade de diferenciar um veiculo de manipulação e um veículo de informação.
A mídia quando usada de maneira correta, sem distorções da realidade, enfim, com princípios; é uma fonte incrível de conhecimento, além de transmitir informações imediatas de acontecimentos importantes para a sociedade.
Infelizmente, grande parte do seu conteúdo é manipulado, e não merece credibilidade, salvo a outra parte dela que é séria e merece respeito. Então já que isso não pode ser mudado, sendo que, quem sustenta a mídia são seus anúncios publicitários, cabe a nós então, ter o poder de criticar e selecionar o que podemos ou não considerar e acreditar, e cabe ao Governo justamente por essa razão, fornecer educação de qualidade ao povo, para que ninguém mais seja manipulado tão facilmente pelas novelas e comerciais, para que seu povo não perca seus valores morais e culturais, para que todos tenham um senso critico aguçado, para que não haja a banalização da dignidade e da coletividade, para que as pessoas não se esqueçam do nós e só lembrem do eu.
Portanto, existem pontos de vista à serem considerados sobre a mídia ser livre ou não, porém, posso concluir que a mídia seria livre se não fosse o interesse e a busca eminente pelo poder, ou seja, ela é sim livre quando utilizada com propósitos nobres e com responsabilidade social, e deixa de ser livre quando serve para manipular a população.
Por: Juliana Schmitz Uberti